segunda-feira, 4 de julho de 2011

ENROLAR MOTOR 3 CV 127/220 VOLTS

MOTOR 3 CV 3520 RPM
MOTOR CV MONOFÁSICO
Tipo gaiola
Voltagem: 110/220
Amperagem: 38,6/42,0 em 110v
Ampergem: 19,3/21,0 em 220v
ip 21 60 HZ
Isolamento: B ( poliéster 0,25 )
Capacitor 1 x 850 - 1032 MF  110 V
Comprimento do estator:120 mm
Diâmetro do núcleo 80 mm
Ranhuras: 24
Passo do enrolamento:
T:   1:6:8:10:12
P:  1:6:8:10:12
Bobinas: 1 par das de trabalho, 1 par das de partida
N°- de espiras das bobinas de trabalho:
14 - 15  - 18 - 18  fio 13 AWG
Para  achar a bitola do fio das bobinas de trabalho, é só fazer a divisão  do
valor da corrente da tensão maior  por 7 ex:
19,3  /  7  = 2,75 mm²
O resultado da divisão é o fio em mm²
fio próximo 13 WAG ( 2,63 mm² )
Fios de grosso calibre é trabalhoso por nas ranhuras,
por isso, usamos fios de pequeno diâmetro.
Dobre 4 fios 19 WAG  e enrole as bobinas ( 0,65 mm² )
Nº- de espiras de partida:
4 - 5 - 23 - 23 fio 18 WAG ( 0,82 mm² ) ou dobre dois fios 21 WAG ( 0.41 mm² )

3 comentários:

  1. porque divide por 7 no exemplo dado 19.3 /7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A divisão por 7 é para encontrar a bitola dos fios de cobre esmaltados em mm² que caberão adequadamente dentro das ranhuras do motor, no exemplo 38.4/19.3 A ou (42/21 A) 127/220 V, pois o motor funciona em duas tensões 127 V e 220 V. o nº 38,4 refere-se a corrente na tensão em 127v e o nº 19.3 a corrente ao de 220 V, este último deve ser dividido por 7, pois quando o par de bobinas forem ligadas em série dará está corrente elétrica; quando o par das bobinas forem ligadas paralelo dará uma corrente maior, a saber 38.4 A, e quando ligadas em série dará 19.3 A. Está recomendação encontra-se no manual de rebobinagens da WEG para cálculos de correntes dos motores elétricos abaixo de 10cv

      Excluir
    2. Dê uma olhadinha nesse artigo:http://estudeemcasa.blogspot.com.br/2012/08/manual-de-bobinagem-motor-weg-trifasico.html

      Excluir