quinta-feira, 4 de agosto de 2011

REPARAR ENROLAMENTO TRIFÁSICO TIPO IMBRICADO


ENROLAMENTO SIMPLES
REPARAR ENROLAMENTO TIPO TRIFÁSICO IMBRICADO
O enrolamento meio imbricado caracteriza-se por apresentar em cada
ranhura somente um lado da bobina.
As fases são:
1) Abrir a máquina elétrica.
2) Desfazer o enrolamento.
3) Preparar os materiais para o enrolamento.
4) Isolar as ranhuras.
5) Preparar os modelos para as bobinas.
6) Enrolar as bobinas em forma ou modelo.
7) Montar as bobinas em ranhuras.
8) Ligar as bobinas.
9) Arrematar o enrolamento.
10) Impregnar o enrolamento.
11) Soldar os terminais.
12) Fechar a máquina elétrica.
Cada seta no desenho representa o caminho  do fluxo de corrente elétrica, que percorre o condutor, e representam também as ranhuras por polo e por fase.
As três cores representam às três fases da rede elétrica.

MONTAR AS BOBINAS EM RANHURAS
Como montar as bobinas nas ranhuras:
Encaixe as duas primeiras bobinas, verifique e determine o local do motor no qual se inicia a montagem das bobinas, deixe o lado esquerdo da bobina sem encaixar e, ao seguir o enrolamento,  pule duas ranhuras e encaixe a segunda bobina (2 bobinas), deixando também levantado o lado esquerdo; proteja as partes suspensas com papel, para evitar que arranhe ao contato com os ferro do estator.

ENROLAMENTO DUPLO

REPARAR ENROLAMENTO TRIFÁSICO TIPO IMBRICADO
No esquema acima, liguei só uma fase, para melhor compreensão, as outras são ligadas de modo semelhante, obedecendo as setas.
Considerando que em uma mesma ranhura são colocados dois lados de bobinas de fases diversas, necessário se torna um isolamento, separando a parte de baixo da parte de cima, pois a diferença de potencial entre elas é elevada.
As fases são as mesmas descrita anteriormente para o tipo imbricado.
Só difere a 7ª fase:

7) MONTAR AS BOBINAS EM RANHURAS

a) Encaixe as duas primeiras bobinas, deixando o lado das bobinas suspenso, prossiga o enrolamento no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, encaixando um lado em cada ranhura vizinha, até que sejam completadas as duas bobinas com o lado esquerdo suspenso.

b) Encaixe as demais bobinas; pule duas ranhuras, continue o enrolamento no sentido indicado, encaixando nas duas primeira vagas o lado direito das bobinas; conte o passo no sentido inverso do enrolamento, coloque um separador sobre a bobina já existente e aloje o lado esquerdo da mesma até que todas as outras sejam colocadas.

e) Termine de colocar todas as bobinas, conforme indicado, e encaixe os lados das duas que ficaram suspensos.

O passo destes dois esquemas descritos, pode ser mudado para concêntrico tipo série (espiralado), é só mudar o passo do enrolamento  para 1:6:8


4 comentários:

  1. Bastante didático. Parabéns pelo blog. Se possível, gostaria de receber outros esquemas no meu email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postei alguns esquemas para bobinagem, caso não tenha cadastro faça um para baixar, o site é seguro e não instala malwares em seu pc, uso a muito tempo e nunca tive problemas, eis o link http://www.4shared.com/rar/XltEYMIvba/esquemas_trifasicos.html

      Excluir
  2. Muito bom mesmo, esta me ajudando bastante nas minhas aulas.

    ResponderExcluir
  3. Se os pontos de ligação de um motor que estar em triângulo que é 1-2-3, como ligar em fase e neutro. No caso, fica juntos 1 e 2, ou 2 e 3, ou 3 e 1, pra ligar na rede.....

    ResponderExcluir