quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MÁQUINA DE SOLDA FEITA COM TRAFO DE MICROONDAS


Dicas para fazer:
Com uma serrinha de cortar ferro, corte bem rente ao ferro as dua bobinas secundarias do trafo, depois com um punção remova as bobinas, retire o isolante da janela e isole novamente com papel ou poliéster  0,25.
Mantenha a bobina primaria, que é a entrada de 127 Volts.
 Um bom isolante é o plastico de forro, pois não é inflamável,  usei este no meu trafo.
Recomendo envernizar as bobinas com verniz que se usa em motores elétricos.

Use o fio 11 WAG, ou faça um fio flexível, para enrolar a bobina secundaria do trafo. Pegue 81 metros de fio 21 WAG, divide em 9 partes, estique e torce à mão, ou com auxílio de uma furadeira portátil. Corte em dois pedaços de 4 metros, pois na janela do trafo só caberá 4 metros (20 espiras). Se o trafo for menor, faça ensaio antes, enrole 5 metros de um fio qualquer, aplique 127 Volts na bobina  primária, e com um voltímetro, meça a voltagem de saída, diminua ou aumente as espiras do fio, até que dê os 15 Volts.


 COISAS DA OFICINA
 MÁQUINA DE SOLDA MIG CASEIRA COM TRAFO DE MICROONDAS 
 VÍDEO - MÁQUINA DE SOLDA 250A 

14 comentários:

  1. Muito interessante . Já tenho os dois trafos de microondas ,só falta o restante dos componentes .

    ResponderExcluir
  2. bom dia não ta dando os 15v nem por resa da uma dica ai!ae e com 20 voltas de fio 4mm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para dar os 15 Volts em 4 metros de fio vai depender do tamanho do trafo, eu fiz o teste com um fio 21 WAG coloquei 5 metros e fui recortando aos poucos até dar 15 Volts. O importante aqui não é a voltagem, mas sim, a corrente elevada pela grossura do fio da saída, quanto mais grossa, maior é Amperagem

      Excluir
  3. deve usar fio 6mm rigido ou fexivel e deve dar 15 voltas,tente organizar as espiras ao maximo,uma espira do lado da outra, dando 15 voltas vai ter 15 volts e uma amperagem boa com a espessura do fio de 6mm.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, vc poderia me ajudar ? projetoblender@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. tenho uma duvida, se eu usar um fio mais fino em um enrolamento do primário a amperagem do secundário será menor ??

    ResponderExcluir
  6. Vai dar super aquecimento na bobina primária e a potência cai. Para este trafo é recomendado manter o primário como está.

    ResponderExcluir
  7. montando desse jeito da para usar com o bico da solda mig?

    ResponderExcluir
  8. qual fio fio usar fio 4mm ou 6mm e quantos metros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu projeto usei 9 pedaços de 8,5 metros de fio esmaltado 21 WAG (0,41 mm²) a soma dos 9 pedaços deu 3,69 mm², equivale ao fio 12 WAG (3,31mm²).
      9 x 0,41mm² = 3,69mm², o mais próximo é o 12wag (3,33mm²).
      Caso queira usar fios de instalação elétrica veja um vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=oXxxaTPmaDs

      Excluir
    2. Depende do trafo, o meu só coube 4 metros em cada trafo, pois usei isolantes como mostrado nas fotos.

      Excluir
  9. boa tarde 3 transformardor seria bom o ruim

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Tem como eu retificar minha maquina que fiz igual a essa?

    ResponderExcluir